MENU

MÚSICA

Morreu Scotty Moore, o guitarrista original de Elvis Presley

Seu estilo era inconfundível

Por Paulo Medeiros - 29/06/2016 09:24

Bookmark and Share
Scotty Moore ao lado e Elvis Presley nos anos 1950

Quando Elvis começou sua carreira, em 1954, sua banda era composta por mais dois músicos: o baixista Bill Black e o guitarrista Scotty Moore. E, infelizmente, Morre morreu na noite desta terça-feira, em sua casa em Nashville, aos 84 anos. Não se sabe a causa da morte, mas ele já vinha sofrendo de problemas de saúde nos últimos anos. A morte foi confirmada pelo jornal Commercial Appeal.

Scotty começou a tocar guitarra aos oito anos. Nascido no Tennessee, após passar pelo exército foi morar em Memphis onde formou sua primeira banda, a Starlite Wranglers. Com ele já tocava Bill Black. Moore já era conhecido de Sam Phillips, dono da gravadora Sun Records. Foi nesta empresa que Elvis Presley apareceu, em 1953, para fazer uma gravação caseira. Em 1954, Sam precisava de um cantor para gravar a canção “Without You”, mas não sabia quem chamar. Sua secretária, Marion Keisker, se lembrou do rapaz que havia gravado lá alguns meses atrás. Foi assim que Phillips reuniu Scotty Moore, Bill Black e Elvis. Junto, o trio gravou “That´s All Right (Mama), considerada o marco zero do rock. Depois das primeiras sessões de gravação, os três passaram a fazer shows por todo o sul dos Estados Unidos. A eles se juntou também o baterista D.J. Fontana. Esta banda de Presley ganhou o nome de Blue Moon Boys.

Moore continuou tocando com Elvis mesmo após sua mudança de gravadora, em 1956. O guitarrista permaneceu ao lado de Presley até 1968 e colocou seu estilo marcante em diversos hits como “Heartbreak Hotel”, “Blue Moon”, “Good Rockin´ Tonight”, “Teddy Bear”, “Jailhouse Rock”, entre tantas outras. Inclusive, aparece em quatro filmes do cantor, sempre como músico que o acompanha nas canções.

A última vez que Scotty tocou com Elvis foi no especial de 1968 que marcou a volta do cantor aos palcos após oito anos se dedicando apenas aos filmes. Depois disso, Presley reformulou completamente sua banda e Moore deixou de tocar com ele. A partir daí, o guitarrista gravou seus próprios discos e também tocou com muitos outros músicos famosos como Ringo Starr, Jeff Back, Ron Wood, Keith Richards, entre outros.

Com a morte de Scotty Moore, o rock perde um de seus artífices e um dos músicos mais influentes de todos os tempos quando o assunto é guitarra.